GESTÃO DE PRODUTOS – COMO FAZER?

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Sumário

A gestão de produtos é essencial para qualquer empreendedor que trabalhe com vendas, já que o tempo gasto para fazer a gestão de estoque e todas as outras atividades relacionadas com os produtos é enorme.

Cometer erros nessas tarefas acaba gerando um enorme impacto negativo para a sua empresa e pode fazer com que haja a perda de muitas oportunidades de vendas.

Assim, nada mais importante do que entender exatamente quais são as demandas internas para que se possa realizar uma boa gestão de produtos.

É importante considerar que cada empresa, seja ela uma loja virtual ou física, possui características próprias e deve buscar otimizar todos os processos logísticos.

Por tudo isso, aqui neste artigo você conhecerá quais são os passos mais importantes para que se consiga fazer uma gestão eficiente de produtos e ter assim um ótimo retorno financeiro a longo prazo.

Continue acompanhando o texto até o final para saber tudo sobre o assunto!

Favoreça a localização rápida e fácil dos produtos

A primeira dica de como fazer uma boa gestão de produtos é favorecer a localização dos produtos disponíveis em estoque e para os clientes. Isso serve tanto para as lojas físicas quanto para as lojas virtuais, já que o cliente deseja sempre uma maior independência na hora de fazer a busca e a análise pelos itens que deseja.

Se você não favorece a ele encontrar os produtos que deseja, nas prateleiras da sua loja ou pesquisando em seu site, então as chances de concretizar a compra são menores. No caso de espaços físicos, é comum que o empreendedor tenha dúvidas sobre como fazer isso, mas ele deve ter em mente que sempre é importante dar o máximo de prioridade ao perfil que tem seu cliente.

A partir daí, vai ficar muito mais fácil para fazer um bom mapeamento que torne mais simples a visualização dos produtos mais importantes ao seu público.

Uma dica é que você coloque produtos complementares junto a esses mais essenciais, pois é uma forma de induzir o cliente a comprar mais sem precisar de muito esforço.

Por outro lado, no caso de ter uma loja virtual, o que você precisa ter em mente é que há a necessidade de colocar um mecanismo de busca que seja eficiente em seu site. Além disso, fazer uma boa exposição desses produtos, com uma descrição detalhada e uma imagem de qualidade, vai fazer a diferença para a tomada de decisão dessas pessoas.

Faça um bom e eficiente controle de estoque

Dentro do processo de gestão de produtos, uma das dicas mais imprescindíveis é que você realize um bom e eficiente controle de estoque.

O controle de estoque é um passo que ajuda as empresas a alcançarem uma maior lucratividade, já que com ele, dificilmente seu negócio ficará sem um produto-chave ao cliente.

O bom planejamento do controle de estoque permite que você faça a reposição sempre no momento certo, para que jamais faltem itens em suas prateleiras, o que evitará o risco de perder vendas.

Uma dica é que você faça uso de indicadores que ajudem a acompanhar o seu estoque mínimo e máximo de cada um dos itens.

Ainda há a importância de fazer uso de critérios de classificação a respeito dos produtos que são mais relevantes ao seu negócio e de acordo com o perfil dos clientes.

A classificação de acordo com o método curva ABC pode ser vista como uma das melhores maneiras de realizar essa classificação de relevância de produtos.

Foque em um sistema de entregas que seja rápido

Todo empreendedor deseja ter uma loja, física ou virtual, que receba pedidos todos os dias, mas isso só é algo positivo quando se tem um sistema de entregas rápido e eficiente.

A gestão de produtos, ao contrário do que alguns imaginam, passa por essa questão de entregar rapidamente os pedidos que os clientes fazem.

A dificuldade para realizar entregas dentro do prazo ou de modo que o cliente não receba o produto intacto, por exemplo, pode acarretar muita dor de cabeça e trazer manchas para a sua marca.

Não adianta você fazer um grande esforço para trabalhar com produtos de alta qualidade e que tenham um preço competitivo no mercado, realizar toda a divulgação e conseguir mais clientes, se a entrega é falha.

Além de toda a questão que terá com o cliente através da utilização de um sistema de entrega não eficiente, há ainda várias consequências negativas para o seu negócio, como:

  • Haverá um acúmulo cada vez maior de produtos que precisam ser entregues e que ficam retidos o seu estoque;
  • Há um aumento dos riscos de erros cometidos;
  • O extravio de mercadorias aumenta com os atrasos e a necessidade de enviar produtos constantemente em um sistema que não funciona;
  • Podem ocorrer muitos danos aos materiais/produtos a serem entregues aos clientes.

Portanto, nada mais importante do que você considerar, na sua gestão de produtos, um sistema de entregas de boa estrutura, que funcione de maneira estratégica e que tenha um valor justo de contratação.

Pense sempre que você deve ainda considerar a importância de trabalhar bem as outras etapas da entrega, fora o envio, como:

  • A separação correta do pedido;
  • O processo de embalamento em pouco tempo e de maneira eficaz;
  • A emissão de nota fiscal ao cliente;
  • Qual vai ser a maneira pela qual o produto será entregue.

Se há uma dica que todo empreendedor deve conhecer é que ele deve contar com pelo menos duas opções de entregas.

No caso de uma delas falhar, você terá a opção de ter um outro parceiro que ajudará a realizar as entregas em dia.

Conclusão

Como você viu, a gestão de produtos é sempre muito importante para qualquer empreendimento, seja uma loja virtual ou física, pois isso faz uma enorme diferença na visão dos clientes.

Neste texto, você conheceu mais sobre algumas dicas para fazer uma gestão adequada, rápida e eficiente dos produtos da sua loja.

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